Kirkwood surpreende favoritos, escala pelotão e vence GP de Nashville da Indy

Em prova menos movimentada que o esperado, Kyle Kirkwood escalou posições e acertou a estratégia para roubar a vitória no GP de Nashville da Indy

O americano Kyle Kirkwood surpreendeu e levou a vitória no GP de Nashville da Indy, disputado neste domingo (6). Após largar da oitava posição, o piloto da Andretti escalou o pelotão com ultrapassagens aliadas a estratégias no circuito de rua montado na Cidade da Música e saiu com a segunda vitória da carreira.

Pole-position, o neozelandês Scott McLaughlin amargou a segunda posição com a Penske. O piloto até liderou o pelotão inicial, mas se viu fora da ponta nas rodadas de pit-stops e não conseguiu se valer das relargadas nas voltas finais para preparar um ataque, se contentando com o segundo lugar.

Líder do campeonato, Álex Palou somou mais um pódio com a Ganassi, finalizando na terceira posição. Principal rival na disputa, Josef Newgarden veio logo atrás com a Penske, fechando na quarta posição. Quem finalizou o top-5 em Nashville foi o hexacampeão Scott Dixon, da Ganassi.

Romain Grosjean" target="_blank">Romain Grosjean voltou a fechar no top-10. O franco-suíço da Andretti finalizou na sexta posição, seguido pelo sueco Marcus Ericsson, da Ganassi. Depois de largar na primeira fila, Pato O’Ward cruzou a linha de chegada apenas na oitava posição, seguido pelo dinamarquês Christian Lundgaard, de RLL, e pelo australiano Will Power, da Penske.

O brasileiro Helio Castroneves, da Meyer Shank, foi o 11º colocado. Com uma boa estratégia de três pit-stops, o piloto veterano ganhou terreno e registrou o melhor resultado desde o GP do Texas. Companheiro de equipe, Linus Lundqvist bateu e abandonou.

A Indy retorna já na semana que vem com o GP de Indianápolis 2, marcado para acontecer no sábado (12) com cobertura completa do GRANDE PRÊMIO.

▶️ Inscreva-se nos dois canais do GRANDE PRÊMIO no YouTube: GP | GP2
▶️ Conheça o canal do GRANDE PRÊMIO na Twitch clicando aqui!

Kyle Kirkwood (Foto: IndyCar)

Saiba como foi o GP de Nashville:

A largada da corrida aconteceu às 13h34, depois de uma volta em bandeira amarela por problemas de alinhamento. McLaughlin partiu bem e se segurou na liderança. Palou saiu mal e acabou superado por Malukas, caindo para quinto. Quem teve uma grande largada foi Christian Lundgaard, partindo de 13º e aparecendo em 9º. Pilotos do fundo do pelotão. como Castroneves e Ericsson, fizeram pit-stops no início da prova, buscando estratégias diferentes.

Palou passou Malukas na ponte e retomou o quarto lugar. Na marca de 10 voltas, McLaughlin acumulava uma vantagem de 2s para O’Ward na liderança. Quem começou a crescer com pneus duros foi Grosjean, que também passou David Malukas e entrou no top-5. E foi justamente o piloto da Dale Coyne que causou a primeira bandeira amarela, na volta 13. A asa traseira do carro #18 simplesmente se desprendeu do carro, forçando o abandono do piloto.

David Malukas abandonou GP de Nashville após quebra da asa traseira (Vídeo: NBC Sports)

No período de amarela, o único carro entre os ponteiros a ir aos boxes foi o de Álex Palou. A relargada veio na volta 15. McLaughlin saiu muito bem novamente, enquanto Kirkwood foi destaque, surgindo no quarto lugar. Herta precisou cortar caminho em uma curva e caiu para o sexto lugar. O piloto da Andretti acabou antecipando o pit-stop.

Na marca de 20 voltas, McLaughlin tinha 3s de vantagem para O’Ward, seguido por Grosjean, Kirkwood, Power, VeeKay, Newgarden, Dixon, Ericsson e Armstrong. Na volta 22, Pato errou e travou as rodas, dando a chance de Romain ultrapassá-lo pelo segundo lugar. O mexicano seguiu perdendo ritmo e também foi superado por Kyle Kirkwood e Will Power.

McLaughlin fez o primeiro pit-stop na volta 26. Dois giros depois, foi a vez de Grosjean. Em seguida, veio Kirkwood. De repente, o top-3 tinha Ericsson, Rossi e Castroneves, pilotos que optaram por antecipar a primeira parada. Todavia, o brasileiro não se segurou muito tempo andando na frente, indo aos boxes. Eventualmente, Ericsson e Rossi também pararam, e quem herdou a liderança foi Álex Palou.

A corrida chegou na metade com Palou líder. Kirkwood vinha em segundo, com Grosjean em terceiro, McLaughlin em quarto, Lundqvist em quinto, Harvey em sexto, Newgarden em sétimo, Dixon em oitavo, Ericsson em nono e VeeKay em décimo. Com 46 voltas, Álex veio para o segundo pit-stop. Devlin DeFrancesco escapou da pista, mas evitou a bandeira amarela.

Após muita pressão, McLaughlin ultrapassou Grosjean para assumir a segunda posição. Na liderança, Kirkwood optou pela segunda parada na volta 52. No giro seguinte, veio McLaughlin. Com todo o pelotão da frente de segunda parada feita, a liderança estava nas mãos de Kirkwood, seguido por McLaughlin, Palou, Newgarden, Dixon, Ericsson, O’Ward, Grosjean, Lundgaard e Harvey.

Lundqvist bateu sozinho (Vídeo: Indycar)

Com 10 voltas para o fim, mais uma amarela. Linus Lundqvist errou sozinho e acabou destruindo a suspensão dianteira direita no muro. A relargada aconteceu com 7 voltas para o fim. Kirkwood conseguiu passar muito bem e deixou McLaughlin brigando pela defesa do segundo lugar. Porém, uma nova amarela aconteceu, em acidente com Felix Rosenqvist, Agustín Canapino e Benjamin Pedersen na curva 11. A direção de prova optou pela bandeira vermelha.

Na relargada após acidente de Linus Lundqvist, Felix Rosenqvist, Agustín Canapino e Benjamin Pedersen batem em Nashville (Vídeo: NBC Sports)

A relargada aconteceu com três voltas para o fim. Kirkwood disparou na ponta e deixou McLaughlin brigando contra Palou pelo segundo lugar. Castroneves ultrapassou Will Power e assumiu o décimo lugar.

Indy 2023, GP de Nashville, Corrida:

POSIÇÃOPILOTOEQUIPEDIFERENÇA
1K KIRKWOODAndretti Honda80 voltas
2S MCLAUGHLINPenske Chevrolet+0.763
3A PALOUGanassi Honda+1.722
4J NEWGARDENPenske Chevrolet+3.141
5S DIXONGanassi Honda+4.165
6M ERICSSONGanassi Honda+5.951
7R GROSJEANAndretti Honda+6.414
8C LUNDGAARDRLL Honda+6.696
9P O’WARDMcLaren Chevrolet+8.016
10W POWERPenske Chevrolet+9.045
11H CASTRONEVESMeyer Shank Honda+9.871
12C ILOTTJuncos Chevrolet+10.685
13M ARMSTRONGGanassi Honda+11.405
14R VEEKAYCarpenter Chevrolet+11.817
15G RAHALRLL Honda+14.227
16R HUNTER-REAYCarpenter Chevrolet+14.687
17S RAY ROBBDale Coyne Honda+15.115
18S FERRUCCIFoyt Chevrolet+16.525
19A ROSSIMcLaren Chevrolet+ 2 voltas
20A CANAPINOJuncos Chevrolet+ 3 voltas
21C HERTAAndretti Honda+ 4 voltas
22F ROSENQVISTMcLaren Chevrolet+ 7 voltas
23B PEDERSENFoyt Chevrolet+ 7 voltas
24J HARVEYRLL Honda+ 9 voltas
25L LUNDQVISTMeyer Shank Honda+ 11 voltas
26D DEFRANCESCOAndretti Honda+ 15 voltas
27D MALUKASDale Coyne Honda+ 69 voltas
Chamada Chefão GP Chamada Chefão GP 🏁 O GRANDE PRÊMIO agora está no Comunidades WhatsApp. Clique aqui para participar e receber as notícias da Indy direto no seu celular! Acesse as versões em espanhol e português-PT do GRANDE PRÊMIO, além dos parceiros Nosso Palestra e Teleguiado.